20 de dezembro de 2009
Camisa do Boca Juniores
Esta é mais uma daquelas que a gente no mínimo dá umas boas risadas. Quando acho que já vi de tudo na vida, sempre pinta mais alguma que a gente se surpreende.
Me recordo que a minha atual empresa, no Canadá, quando foi fazer o seu processo de recrutamento no ano de 2008 montou um escritório em Buenos Aires na Argentina, para fazer as entrevistas com os candidatos da América do Sul. Um dos motivos que levou a escolha da Argentina e não outro país, como o Brasil, é o simples fato que a sua concorrente tem sede no Brasil, tem um poder político muito forte e poderia atrapalhar o processo de seleção, já que a grande maioria dos candidatos eram seus funcionários.
Na industria qual trabalho, mão de obra qualificada é escassa e o mercado é muito restrito. Então por mais que tentem disfarçar, ninguém consegue esconder quando um concorrente efetua um processo seletivo em busca de recurso qualificado ao redor do mundo e para alguns Brasileiros, o “sonho americano” de morar fora do Brasil pode ser realizado quando se consegue ser aprovado e selecionado em um destes processos seletivos.
Com o Figueiredo não era diferente. Descontente como muitos estavam na antiga empresa, esse processo seletivo seria a oportunidade de melhorar profissionalmente e morar no exterior conseguindo assim a sua experiência internacional no curriculum. O problema é que a discrição era a “alma do negócio”, já que as vagas eram poucas, a concorrência era muita e pra terminar, a chefia da atual empresa não poderia nem sonhar que ele e outros estavam participando do processo seletivo da concorrência, pois isso iria gerar um mal estar enorme e talvez até uma demissão, caso ele não fosse selecionado no processo.
Pois bem, os pré-selecionados para participar da seleção foram comunicados por email e receberam passagens de avião para irem do Brasil até a Argentina, cada um em um dia diferente. Ele e seus colegas tentaram ao máximo manterem o clima de sigilo nos dias que antecederam as entrevistas, sem comentar com ninguém evitando assim o “mal estar”, mas o Figueiredo era o cara das bolas fora. No dia que iria ocorrer a sua entrevista, ele, assim como os outros, inventaram alguma desculpa do tipo: “Amanhã tenho consulta no médico ou irei ao enterro do cachorro bilingue do vizinho que morreu de gripe suína”. Totalmente compreensivel, afinal de contas, quem é que pede para o chefe o dia de folga informando que vai fazer entrevista de emprego em outra empresa? Acho que nem se o chefe for o próprio pai!
O problema é que no dia que antecedeu a sua entrevista, o Figueiredo saiu mais cedo do trabalho e quando estava para sair do escritório, olhou para trás e falou em alto claro e bom tom, olhando para alguns colegas que também iriam fazer a entrevista nos dias subsequentes: “Desejem-me sorte!”. Os que iriam fazer entrevista, mais que rapidamente tentaram se esconder embaixo da mesa, ou deram uma de louco fazendo de conta que não estavam entendendo absolutamente nada do porque o sujeito estava pedindo votos de boa sorte. Aqueles que não sabiam do que estava acontecendo nos bastidores, ficaram pensando: “Porque o cara está pedindo boa sorte, se amanhã ele vai no enterro do cachorro bilingue do vizinho que morreu de gripe suína?”.
Bem, passado alguns instantes o Figueiredo foi embora e o assunto acabou esfriando. Porém minutos depois, o Bocão e o Goiano, que iriam fazer entrevista na Argentina alguns dias depois, se encontram no cafezinho e comentam: “É... para fechar com chave de ouro, só falta o Figueiredo chegar com a camisa do Boca Juniores no escritório depois de amanhã!”. Um olha pro outro e como se estivessem pensando sincronizados soltam: “Não... nem o Figueiredo é capaz de tamanha proeza!”.
Chega o dia em que o Figueiredo deveria retornar ao trabalho e adivinhem com que camisa nosso amigo vem trabalhar?
Das duas uma: Ou o Bocão e o Goiano podem abrir a barraquinha de videntes, ou o nosso amigo Figueiredo não tem noção da realidade. Conhencendo ele bem como conheço hoje, fico com a segunda opção.
No Response to "Camisa do Boca Juniores"
Leave A Reply