25 de dezembro de 2009
O Relatório de Física 1
Estou de férias no Brasil e terça feira saí com uns amigos para revê-los e também celebrar entre nós os dez anos de alforria de Ilha Solteira. Entre as conversas, alguém lembrou deste episódio e decidi contar aqui...
Laboratório de Fisica 1 era o primeiro curso de laboratório na faculdade, e nos ensinava entre outras coisas, como preparar um experimento, coletar os dados do mesmo e também fazer um relatório técnico descritivo deste experimento. Para quem cursou ciências exatas, sabe que o primeiro laboratório a gente nunca esquece. Ainda mais quando o professor da disciplina era o Dante...
O Dante era um cara cômico. Tinha uma voz que parecia o Chorão, da Quadrilha da Morte, o personagem do desenho da Penélope Charmosa. Fora a voz, tinha um senso de humor que só ele entendia, pois suas piadas eram no mínimo horríveis. Daquelas que nem americano, que ri de qualquer idiotice, daria risadas. Pois bem, este era o nosso ilustre professor de laboratório de física 1.
A aula tinha uma duração de duas horas e neste período, tinhamos que montar o experimento do dia, rever a teoria, fazer o experimento, coletar os dados para fazer o relatório e entregar o mesmo na próxima aula. Basicamente a nota da disciplina era dada pela média das notas dos relatórios, já que as provas possuiam um peso bem menor do que o dos relatórios.Ou seja, os relatórios deveriam ser feitos e muito bem feitos, pois senão a reprovação na disciplina seria certa e na época, pelo fluxograma do curso de engenharia mecânica, reprovar nesta disciplina implicava já de cara, se formar em seis anos ao invés de cinco.
Após esta pequena introdução, vamos a história que de fato quero contar. Me recordo que um dia chegamos a aula e o professor começou a recolher os relatórios referentes ao experimento da aula passada. Logo em seguida, ele começou a explicar a teoria do experimento e dar um rápido "briefing" do que teriamos que fazer naquele dia. Me recordo que enquanto estavamos realizando o experimento, ele começou a corrigir os relatórios que haviamos entregue e em alguns minutos ele solta a seguinte pergunta a minha colega de turma:
"Carla, quantos relatórios você entregou?"A pergunta soou estranha para todos nós, porque a princípio não fazia sentido algum, porém quando a nossa amiga respondeu que havia entregue apenas um relatório, a fisionomia do sujeito se transformou. A ira tomou conta do professor! Ele simplesmente bravejou:
"Parem tudo! Quem aqui não entregou o relatório da aula passada?"Ninguém levantou a mão, o que indicava que todos na sala haviam entregue um relatório. Nesta hora o homem ficou possesso. Começou a devolver os relatórios um por um, até que sobrassem apenas os dois relatórios da nossa colega Carla. Após isto, ele viu que o único que havia ficado sem relatório, era o Rato.
A turma inteira começou a cair na gargalhada e o professor simplesmente solta: "Pô, nem copiar relatório você sabe? Ou melhor, é um excelente copiador, porque até o nome da colega colocou no seu relatório!".
No Response to "O Relatório de Física 1"
Leave A Reply