16 de dezembro de 2009

Festinha de criança no Canadá

Posted on 12:53 by Wesley N Rodrigues

Esta é mais uma coisa curiosa que aprendi aqui no Canadá. É interessante ver como a cultura realmente muda de um país para outro.


Ontem estava voltando para casa de carona com uns amigos e escutei uma história relatada por um deles, o Mr. Da Silva, como é conhecido pelos gringos aqui no trabalho. Mr. Da Silva está aqui em Montreal desde 1996, ou seja, 13 anos encarando o inverno onde as temperaturas costumam chegar até -40ºC, sem contar a merda branca que tem que limpar todo santo dia da frente da sua casa.

Mas apesar de tudo isto, ele e sua família já estão habituados. Hoje seus filhos já estão criados, adultos, mas quando chegaram aqui a sua filha ainda era uma garota com 12 anos de idade. E foi ai que ele lembrou deste episódio que vou contar aqui...

Diz a lenda que, como forma de se entrosar com a comunidade local na época, já que não haviam tantos brasileiros aqui em 1996, a sua esposa resolveu preparar uma festa de criança típica daquelas que temos no Brasil.

Compraram os ingredientes e fizeram: coxinha, empadinha, pastelão... brigadeiro, beijinho, olho de sogra... compraram refrigerantes dos mais diversos tipos e cores. Horas e horas de trabalho preparando aqueles pratos e doces que que fariam a molecada no Brasil ficar louca! Porém quando a festa começa, as crianças estão mais preocupadas em brincar do que comer. Até aí tudo bem, “pode ser que comeram algo em casa e ainda estão sem fome”, eles pensaram.

O problema é que as horas iam passando e a molecada não tocava em nenhum salgadinho e nenhum docinho. Até que uma hora, a esposa do meu amigo Da Silva, pergunta para uma de suas amigas Canadenses: “Porque os meninos não estão comendo? Será que não gostaram?”

A resposta foi no mínimo surpreendente. A sua amiga simplesmente respondeu:
“As festas de criança aqui no Canadá são um pouco diferentes. A criançada come brócolis, baby carrot (a cenoura pequena), toma leite e no final... come o bolo!”.
Ele me disse que a decepção da sua esposa foi enorme. Bem, pelo menos percebi que nessa dá pra economizar alguns trocados na organização de festas aqui, sem contar no fato de ser bem mais saudável uma festinha assim. Agora... pras crianças, deve ser terrível!



3 Response to "Festinha de criança no Canadá"

.
gravatar
Unknown Says....

Fala Wesley, belê!? realmente uma estória no mínimo curiosa...
Parabéns pelo blog!
Um abraço!
Messias

.
gravatar
Giancarlo Carvalho Says....

Pô Garga, essa de brocolis na festa é demais, to rindo até agora, hahaha.
Abraço. Gian.

.
gravatar
Anônimo Says....

Pois é, essa foi uma das primeiras histórias que me contaram assim que eu cheguei aqui em Montreal. Não resta dúvidas que as crianças vão crescer bem mais saudáveis dessa maneira, mas ouvi um comentário interessante de outro brasileiro, também morador de Montreal, a respeito desse assunto, que não posso deixar de compartilhar: chocolate é um dos ingredientes para a liberação de endorfina pelo corpo humano. Se essa molecada não come brigadeiro em festas de aniversário, penso já ter uma explicação do porque os canadenses são tão tristes, frios e introvertidos. Moral da história: dá pra ser feliz, mesmo morando nessa terra gelada. Basta acrescentar alguns ingredientes "nocivos" na nossa alimentação. Abraço... Evandro.

Leave A Reply