14 de novembro de 2009

O primeiro dia de aula

Posted on 13:45 by Wesley N Rodrigues

Estou tentando colocar as coisas aqui em uma certa ordem cronológica, mas as vezes isso não vai acontecer. Até porque iremos falar também de outros assuntos de interesse geral.
Mas bem, o primeiro dia de aula era um dia especial para todos. Os calouros tinham aquele nervosismo do ambiente novo, novo ciclo na vida, colegas novos, esquema diferente daquele de segundo grau e cursinho... Enquanto os veteranos nos olhavam com aquela vontade de nos destruir nos trotes. Babavam feitos os Aliens, do filme da Sigourney Weaver, só esperando a hora de sacanear a galera novata.



Fora toda essa ansiedade e expectativa por parte de todos (calouros e veteranos), o primeiro dia já era um dia diferente pois não tinhamos aula como esperado. O que acontecia era uma aula inaugural, presidida pelo diretor do câmpus, onde se falava algum bla, bla, bla que não me lembro e os presidentes do grêmio de cada curso falava também um bla, bla, bla, que não vem ao caso. A única coisa interesante que me lembro, é que nos foi apresentado aquele dia, o procedimento para ficarmos sócios do D.A (diretório acadêmico) o que nos daria acesso ao famoso bar do D.A (melhor balada da cidade e a salvação da nossa lavoura em matéria de lazer).
Após toda a rasgação de seda que rolava na aula inicial, acontecia o que era conhecido como o trote oficial da faculdade. Reuniam todos os calouros, e saimos pela cidade em passeata cantando o hino do câmpus (que não irei publicar aqui para não ser processado por assédio violento ao pudor) e os veteranos pintando os nossos rostos e fazendo brincadeirinhas com a galera (tipo, passar o palito de dentes de boca em boca até algum infeliz beijar na boca do outro). Nesse trote os mais apavorados eram um prato cheio pra veteranos sedentos por uma cerveja. E olhe que perto do que ainda vou contar, isso aí era o café pequeno... e põe pequeno nisso! Esta era a hora de negociarem a retirada do bixo da passeata pela pequena bagatela de uma grade de cerveja. Quando fui veterano, eu e meus amigos tivemos varios churrascos patrocindos por bixos apavorados. Mal sabiam o que ainda viria pela frente só neste dia...
A parte da tarde era bem interessante. Rolava a famosa gincana beneficente. A cidade era dividida em quatro regiões e após isto, se sorteava cada região entre os cursos da faculdade (engenharia civil, engenharia elétrica, engenharia mecânica e agronomia). A moral da história era a seguinte: cada gremio, de cada curso, dentro da sua região previamente sorteada, deveria arrecadar alimentos para as creches e asilos da cidade. No final o curso que arrecadasse mais alimentos, ganharia 4 caixas de cerveja, o segundo lugar 3 e assim sucessivamente até o último colocado ganhar apenas 1 caixa de cerveja. Nesta noite, cada curso organizava uma festa, onde iriamos "beber" o prêmio da gincana e fazer o social com os veteranos. As festas eram legais, apesar de irmos totalmente relutantes. Mas com certeza, ir relutante fazia sentido, já que próximo do fim da noite, quando todos já estavam mais pra lá do que pra cá, rolava o trote mais famoso daquele câmpus: o famoso (e tão sonhado pelos veteranos) BIXOBOL....

No Response to "O primeiro dia de aula"

Leave A Reply